05/04/2012

TRADIÇÃO CRISTÃ NA SEMANA SANTA EM BOQUEIRÃO DO PIAUÍ

Estamos na Semana Santa e as famílias boqueiraoenses mantém a tradição dessa época do ano. Por aqui, nesta quinta e sexta, é dia de preparar o prato principal da semana santa a "torta" cujo principais ingredientes são ovos, macarrão e peixe. A torta é acompanhada de um feijão bem temperado.

Logo pela manhã, algumas famílias costumam realizar a tradição das trocas de ingredientes para os banquetes. Geralmente as crianças são mandadas até a casa de vizinhos levando porções de macaxeira, abóbora, feijão, sardinhas, enfim, tudo que pode compor a saborosa comida da semana santa. Em troca recebem outros ingredientes. Essa tradição ainda é bastante praticada na zona rural do município.

Os almoços são realizados em família com a presença de amigos, muito deles vindo das grandes cidades que nesse período procuram os ambientes interioranos para aproveitar a família e se divertir em banhos nos rios e riachos da região.

- É importante dizer também que muito da tradição da semana santa tem se perdido ao longo dos anos, especialmente a de guardar os dias, principalmente a quinta e a sexta, para a reflexão, jejum e adoração na igreja. Muitos tem valorizado mais as coisas mundanas de festas regadas a muita bebida, aproveitando o feriadão prolongado.

A igreja Católica mantém uma programação especial para a Semana Santa. O padre Antônio Juscelino, responsável pela Área Pastoral Nossa Senhora de Fátima, divulgou a programação para os fiéis. Veja:

Quinta-Feira - 19h00, missa da ceia e em seguida momento de adoração;
Sexta-Feira - 13h30, via-sacra com representação do sofrimento de Jesus pelas ruas da cidade; 15h00, missa;
Sábado - 21h00, Santa Virgília Pascal;
Domingo - 08h00 e 19h00, celebração da ressurreição de Cristo.