26/02/2013

REFLEXÕES SOBRE O ACIRRAMENTO DA DISPUTA ELEITORAL E SEUS IMPACTOS NAS RELAÇÕES SOCIAIS EM BOQUEIRÃO DO PIAUÍ

Nos meses seguintes à última eleição municipal, percebem-se situações preocupantes que enfraquecem nossa sociedade e podem ter consequências irreversíveis. O acirramento da disputa eleitoral entre duas lideranças locais parece ter deixado sequelas nas relações sociais, com divergências de opiniões e posicionamentos que provocaram distanciamentos entre amigos e até mesmo entre familiares.

Observa-se uma forte polarização e fanatismo político, que impede uma visão crítica da realidade. Isso se reflete nas seções da Câmara Municipal, onde pessoas manifestam posicionamentos políticos, interferindo na fala dos vereadores, e até mesmo em situações de luto a solidariedade é negada por diferenças políticas.

É notório que as atitudes dos gestores municipais contribuem para a situação de hostilidades que vem acontecendo em nossa cidade. Num momento em que é necessário um discurso mais conciliador, ver-se o contrário, discursos que inflamam ainda mais os ânimos. A construção de uma sociedade saudável exige discernimento para valorizar e respeitar todas as pessoas que contribuem para o bem da comunidade, independentemente do resultado das eleições.

É difícil a compreensão de todos, mas a disputa política deve ocorrer no âmbito eleitoral de forma a afetar minimamente as relações sociais. É preciso colaborar na construção de uma sociedade com relações mais saudáveis, pois, caso contrário, todos sairão prejudicados. O amor pela cidade e a responsabilidade de torná-la um lugar melhor são compartilhados por todos os boqueiraoenses, independentemente de suas diferenças políticas.